segunda-feira, 9 de novembro de 2015

RESENHA DE LIVRO (DUPLA!!!!!!!): AMY&MATTHEW e QUEM É VOCÊ ALASKA?








 OPA OPA OPA! olha só quem ta super dedicada, tentando postar todos os dias a partir de hoje? Isso mesmo, é ela!!!! ou no caso, eu mesma. Vim hoje resenhar -pra você que ainda insiste em vir ler os posts do meu blog, só por puro amor, porque se fosse pelo conteúdo não viria- uns livros bem trend do momento. Quer dizer, até o momento em que eu comprei e li, eles estavam entre os mais vendidos, so.... um dos -milhares- sucessos de John Green "Quem é você Alaska?" e um livro que apelidei de índie, sei lá porque, vai ver porque ele me lembre esse estilo musical, "AMY&MATTHEW" de Cammi McGovern




Então vou resumir as histórias aqui no começo do post e lá no final vou dar um puta spoiler só contando o que eu achei de algumas parte ok?! Dependendo do que você procura pare na parte onde está sinalizado ~SPOILER ALERT~




"AMY&MATTHEW" 

Amy é uma menina que teve um AVC quando criança e ficou com sérios problemas de coordenação motora e desfigurações faciais -não tão graves quanto as do Auggie do Extraordinário, Amy, fica meio torta, com a boca aberta, e uma parte considerável do rosto sem expressão- .



Apesar de seus problemas, Amy consegue andar, e se comunicar através de um daqueles computadores que você digita  sai a voz -no estilo Stephen Hawking-  e levar uma vida normal. É a primeira da classe e uma adolescente muito inteligente, já que sua doença afetava somente a parte muscular e motora de seu corpo. Amy vive numa total zona de conforto, num total mundo perfeito. Onde seus pais a protegem, a elogiam e tudo o mais, vai bem na escola, vai entrar para uma das melhors faculdades do país... mas peraí, falta uma coisa.  E os amigos? Amy, não tem amigos. Aí é que entra Matthew, um dos meus personagens literários favoritos- depois de Anabeth de Percy Jackson- um cara extrovertido, divertido, mas complicado também, que a principio é pago para se tornar um amigo de Amy. uma longa história, daria até um livro. Que apropósito já foi até publicado pela editora Galera. HA-HA  se quiser saber mais sobre a história, agora é só lendo viu?!


























************************




"QUEM É VOCÊ ALASKA?"


Ou, um puta livro, namoral. Mas assim, bem reflexivo também, eu li ele 1 vez e meia e quero ler mais milhares pra conseguir destrinchar tudo,  analisar cada detalhe da narrativa. Vou me limitar ao básico da história. Alaska é uma doida varrida.O Miles, vulgo Bujão o protagonista, o típico Holden, um jovem adolescente,cheio de inseguranças, sonhos, motivações, medos, tipico de um adolescente do ensino médio. Miles muda de escola, da  quente e úmida Flórida para o interior-caipira-maravilhoso-e-seco, daí o livro conta sobre os 3 anos de ensino médio de Miles nessa escola que me parece ser um internato. Miles enfrenta muitas coisas, desde bullying até uma paixão super ardente por quem vocês nunca vão adivinhar, Por uma Polaka? Pela Alaska? só Jesus e quem leu o livro sabe. Tudo anda bem até que.... BOM! o maior trote da face da terra acontece. Bem assim, bem do nada, bem no meio do livro, sem aviso. PÁ POW PUTZ! 
Pra saber o que aconteceu, basta ler o livro baby ;*















***********************





























~SPOILER ALERT~
(se você ainda não leu o livro, não se atreva a selecionar a parte grifada a baixo)

























AMY&MATTHEW

MANO, MANO, MANO, MANO juro que o Matthew é demais praquela mina. Sério, o cara é o mais lindo do mundo, eu não entendi porque ela simplesmente não se casou com ele e registrou a filha no nome dele. Meu, o que ela fez com ele de o abandonar não é justo, juro que fiqui muito puta. A vaca da Amy, passa por tudo, ganha um super aprendizado daí no final ela vai e foge e deixa o pobre Miles chupando o dedo na solidão???? E as vezes acho que ela usa a doença como desculpa. Ela seria uma pessoa fantástica, -se ela existesse- mas o caso é: ela vai lá, perde a virgindade com o maior idiota desse planeta, manda ele ir pastar e PÁ resolvemos o problema da virgindade!!!! E os sentimentos do Matthew? Uma vaca sem tamanho. Recomendo que leiam o livro só pelo Matthew pq se fosse pela Amy, podia sujerir que você tocasse fogo nele. 






QUEM É VOCÊ ALASKA?


Um dos livros mais geniais que ja tive a oportunidade de ler, os personagens são profundos, não são caricatos tão absurdos de adolescentes e são complexos. O Mr. Green escreve muito bem. Mas após ler o livro entrei na maior bad trip da minha vida. Metade do livro é legalzinha, mas do meio pro final, é aterrador a dor do Miles. Eu me senti como ele, desanimado, acabado, sem forças pra continuar. É em bizarro, mas é como se a Alaska de uma forma inconsciente se tornasse o sol da minha vida, assim como a dele e de repente se apagou. Bizarro. Bizarro. Fiquei MUITO mal quando ela morreu, juro. Aquela cena do ginásio em prantos, e o Miles vomitando foram demais pra mim gente, tive que parar de ler por uns dias para m recuperar. Um livro fudido de triste. Mas que recomendo muito!









ENFIM, tentei não deixar o post tão grande assim, porque eu sei que é cansativo ficar só lendo, lendo e lendo. Se você quer que eu mude esse estilo, faça coisas mais detalhadas ou impessoais, é só comentar aqui embaixo. Se gostou também pode comentar e se sentiu saudade também!!!!


 ♥ BEIJOS NO CÓREN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aqui!