segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A carne é fraca



É isso mesmo leitora linda ou leitor, nunca se sabe né! EU SOU VEGETARIANA!
Eu poderia contar tudo sobre veganismo nesse post, falar sobre o impacto causado no meio ambiente e como isso é bom para a saúde,  até dar umas receitinhas da vó para quem quiser aderir ao lado vegetariano da força. Maaas pelo que estou vendo esse post ficaria ENORME então, como eu quero que você não me odeie por fazer posts terrivelmente grande e exaustivos e também quero que você me visite mais vezes vou separar o tema vegan e vários posts, cada um deles falando sobre algum desses pontos que eu citei alí em cima. Então para começar, nesse post vou explicar minha decisão, porque eu decidi virar vegetariana, quando, como isso aconteceu e quais impactos causados sobre mim.


Bom eu decidi ser vegetariana a alguns meses, depois das férias de julho do ano passado. Eu queria isso a muito tempo, já até tinha tentado uma vez, mas não fui muito bem sucedida (a esperta aqui viu em alguma lugar que comer casca de banana era bom, e para inaugurar minha nova situação alimentícia decidi experimentar. Me dei TÃÃÃÃO mal! eu odiei! talvez a culpa seja toda da minha habilidade cozinheirística ou talvez dos filés dos pobres franguinhos que meu pai estava fritando. Acabei saindo da minha dieta que durou alguns poucas horas e aderi ao pecado.) mas depois de muita pesquisa, de muito aprender com vários blogs que são referência no assunto, me tornei uma lacto-vegetariana a classe mais baixa dos vegetarianos.  Acontece que ainda estou em faze de crescimento e leite de soja é muito ruim! e não podia deixar de comer leite ainda, mas um dia ainda virarei uma vegan master, não me alimentando de nenhuma comida vinda dos animais. Bom, mas aconselho você que esta digerindo a ideia a não fazer como a Susu aqui, antes de tomar qualquer decisão visite seu médico e até mesmo sua nutricionista e converse com ela/e sobre o assunto.
Muitas pessoas decidem abandonar o lado carnívoro da força após, por conta da saúde e do bem que ser vegetariano faz e outras (como eu) em pró dos pobres e inocentes animaizinhos que  morrem aos montes somente para nos satisfazer ou os dois.
Durante minhas pesquisas achei um documentário muito forte e que foi tipo "o fio da meada" pra mim, só foi eu ver ele que decidi que nunca mais participaria dessa carnificina que o comércio impõe as pessoas. O nome dele é "A CARNE É FRACA" do instituto Nina Rosa (joga lá no youtube que tem ele todo na integra) lá eles mostram a realidade vivida pelo animais em nosso país, que é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo. E com isso fiquei pensando, como alguém que tem um aquário em casa consegue comer um peixe? Como alguém que cria um passarinho consegue comer uma galinha? Como alguém levanta a bandeira do amor e da compaixão, vai no final de semana lanchar no MC Donald's? 
Gente, a indústria pecuária é uma das mais cruéis do mundo! E não adianta vir com aquele papinho de "ah, mais hoje em dia as coisas estão sofisticadas e os bois morrem sem dor", porque além de ser uma pequeníssima parcela dos animais que não sentem dor, levar um choque no cérebro deve ser bem gostoso né? 
A minha maior motivação foi o meu amor infinito por animais, eu sempre tive uma conexão muito forte com eles, seja cachorro, gato, papagaio, elefante, girafa, boi, galinha, porco, acho que eles apesar de não conseguir falar conseguem dizer muita coisa, conseguem transmitir amor como qualquer ser humano. 
Ser vegetariano é muito mais do que só não comer carne é expressar e retribuir o amor que os animais nos oferecem. Um amor incondicional, um amor que não escolhe. Um amor puro. 
Sem falar que depois que virei vegan emagreci 5 quilos. E passei a descobrir o real sabor dos alimentos. 

 E por fim vou responder algumas das perguntas que mais frequentemente me fazem:

a) Ser vegetarianos mata? 
Não. Não ser vegetariano é que mata. 

b) Mas você não mata as pobres plantinhas? 
Sim, na verdade não. Eu não "mato" as plantas. Porque o princípio em que me baseio para ser vegetariana é o da  dor e do sofrimento que os animais passam para depois ficarem macios e tostadinhos em seu prato. E também acho que o objetivo dos  animais existirem não é esse de serem condenados a morte. Agora pense comigo, se eu como plantas e sou mal, e você que come além de plantas os animais o que você é? 

c) Você vai se privar das vitaminas que os animais fornecem!
100g de espinafre tem muito mais vitaminas que 5kg de carne bovina. De onde você imagina que vem as vitaminas que se encontram na carne? Bois não se alimentam basicamente de plantas e hormônios para crescer a engordar mais rapidamente?

d) OMG! O que você come então?
Tudo que você come, só que só a parte boa. Eu não como comida de fast-food e também não como carne. 

e) Então quer dizer que você não come no MC Donald's?
Não

d) Nem no Burger King? 
Não

e) Nem no Habbibs?
Não, na verdade sim. As esfirras de espinafre deles são ótimas.

e) Você como sushi ou comida japonesa?
Não como sushi, peixes são animais. E sim como comida japonesa, algas são uma delícia e bolinho de arroz uma tentação.


f) Carne branca tu come né?
Carne branca? carne branca? C-A-R-N-E branca? repete comigo. Eu nunca mais vou fazer perguntas idiotas pra Suzie, nunca mais. Continua sendo carne pra mim. Continua vindo de peixes e frangos. Continua tendo mortes envolvidas. 



Como esse além dos mamilos é um assunto polêmico, comenta aqui em baixo qual é a sua dúvida e o que você acha a respeito de veganismo! 


Beijos e até o próximo post!







Suzie





4 comentários:

  1. minha opinião: se você é vegetariana pelo princípio de que os animais sofrem e tal, eu digo que as plantas também são seres vivos e também reagem (aos estímulos do ambiente, mas reagem, um pé de maracujá, quando é tocado, se mexe quase instantaneamente), não tem como a gente saber o que elas sentem, mas é claro que sentem alguma coisa, já que são seres vivos. Os animais, na selva, caçam seu alimento e ninguém fica pensando: "ah, coitado do peixe, tal bicho matou". Ora, nós somos animais também não? e da classe dos carnívoros ainda, só porque raciocinamos, não podemos nos alimentar dos animais?????? claro que podemos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro acho que devemos analisar nossa condição alimentícia. Nós somos Onívoros. Prioritariamente herbívoros.O nosso organismo é adaptado para receber alimentos orgânicos, porém não rejeitamos a carne porque ela fornece nutrientes, (porque os animais se alimentam de vegetais e estes por sua vez são produtores de nutrientes). Não devemos nos comparar com os animais que vivem na selva. Porque esses não tem as capacidades que nós temos, e agem por instintos, e além do mais o tanto de alimento que eles consomem não chega a ser 1 décimo do que consumimos. E é justamente porque nos raciocinamos que não devemos nos alimentar dos animais! No mundo animal é necessário que os animais se mantenham na cadeia alimentar para o controle das espécies. Mas nós criamos animais com o uníco objetivo egoísta de mata-los. E por ultimo, com relação ao principio do sofrimento. Podemos dizer que as plantas sofrem. Mas também podemos dizer que não. Não temos certeza. Porque plantas não demonstram se sentem ou não dor. Agora de animais nós temos certeza. Eles sofrem e nos dão sinais perceptíveis para acreditarmos nisso. Não tiro sua razão talvez as plantas possam sofrer dor sim. E se for comprovado cientificamente que elas sofrem pode ter certeza que deixo de me alimentar delas e passo a comer outra coisa que não sinta dor, mas que me forneça os nutrientes necessários para minha sobrevivência.

      Obrigada pela visita!!!

      Beijo! :D

      Excluir
  2. Nossa, nossa, agora entendi a revolta! O anônimo se sentiu insultado com esse post... Que triste.
    Nossa, a primeira vez que tentou, só conseguiu algumas horas? HSUASHUASHSUHSA
    Ai, leite de soja é ruim mesmo... Eu "quase" sou uma lacto-vegetariana, sem esforço nenhum -wtf De qualquer modo, a única vez que quis ser vegetariana foi quando vi o "A CARNE É FRACA". E, por mais que eu tenha ficad orevoltada, com dó, quando cheguei em casa, almocei e acho que tinha carne (não lembro, faz muitoos anos, isso...). Eu acho que a realidade é muito consumista... Tipo, o aceitável, no caso, eu ficaria de boa se matassem menos animais, não criassem daquele jeito (criam pra matar, pqné)... Se fosse uma quantidade razoável, eu poderia argumentar como os outros animais também comem carne - usaria o exemplo do leão com a zebrinha... Sempre tenho dó quando o leão acaba com ela.... BUT, isso não é a questão. O ser humano consome muita carne... E isso acaba sendo de um modo grotesco. De qualquer jeito, acabo ficando no meio termo. E ainda acho que não posso intervir na opinião de alguém...
    SEMPRE tive dó de peixe... Principalmente de alguns que dizem que não comem carne nenhuma, menos peixe... Por que diabos o coitado é a exceção, que pode morrer?
    Ai amo MC <3 mas sou pobre e nunca estou lá... olha que maravilha? Já disse, acabo fazendo bem aos animaizinhos, e nem com esforço...
    Eu conheço um biólogo que não é vegetariano... Justamente por causa das plantinhas, coitadas... Elas também tem vidas! E tudo que fornece energia, é consumível... - mentira, acho que ele só tava brincando na primeira parte. Até tem sentido. A coisa vai ficar ainda mais séria quando o ser humano se alimentar de si próprio... (acho que se imaginarem isso, dá mais impacto que comer animal, but... é carne também, oras - não sou canibal, juro!)

    Well, bem polêmico... Gostei! Uns assuntos que fazem pensar... É, eu gosto de comentar seus posts, já notou? HSUASHUASHSAUHSAH praticamente um post, o comentário... Enfim.

    beijinhos,
    Sabe, tipo assim.
    http://sabetipoassim.blogspot.com


    ps: cuidado, se provarem que plantas sentem dor, você vai acabar comendo pedras! SHUASHAUSHSAUHSAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÉÉÉÉÉÉ! kkkkkk Eu vi, que você adora comentar aqui e eu também adoro comentar no seu brógui! Eu também nunca gostei muito de carne. Mas eu adorava frango. E minha família vive basicamente a case de churrasco, ai ja viu né?! todo final de semana só dá eu sofrendo na casa dos meus tios. HAHA estou pensando seriamente em virar totalmente vegan, tipo daquelas que não comem nem leite. Mega-blaster-vegan só preciso fazer umas comprinhas e arranjar umas receitas... vamos ver se consigo né?!

      Ps::. você não sabe o quanto eu fico feliz quando alguém comenta aqui no blog. Sinto que a pessoa gostou de alguma forma. Muito fofa! Obrigada mesmo!

      Excluir

Comenta aqui!