terça-feira, 8 de abril de 2014

Entre amor e ódio: BOOK REVIEW DO LIVRO "A PARISIENSE"


Então pessoinhas lindas, li a algum tempinho um dos livros mais desejados da minha vida: "A PARISIENSE", e por mais irônico que essa frase possa soar, preferiria ter demorado mais tempo para fazer isso. Quem sabe daqui a uns 40 anos talvez?...


Vou contar a minha opinião-crítica a partir do ponto de que:
- Já havia lido resenhas dele e tinha algumas expectativas
- Sou uma pessoa leiga, que curte o assunto, sabe bastante, mas não é especialista
-Sou comprometida com a verdade, mesmo que ela doa, merece ser dita

Bom, para começar o livro não é lá tão barato. Vamos falar dos pontos negativos:

  • Preço salgadinho: até em sites como o submarino que vende livros por um precinho super camarada o livro não sai por menos de 50 paus.
  • Poucas dicas que podem ser aplicadas se você quer ousar. Aí ja é uma coisa de estilo, essa opinião pode variar. Mas a Parisiense, não ousa. Nunca. Sempre é clichêzinha e tem medo de errar. Ela tem estilo por isso, não inova em nada. É uma sem sal. Se você quer ter alguma atitude ja pode ir esquecendo.
  • Dão dicas senhoris. Praticamente todas as dicas do livro podem ser aplicadas se você estiver acima dos 40. Acho que é provavelmente pelo fato de que a autora tenha essa idade.
  • Óbvio. Todas as dicas, pelo menos pra mim são óbvias. Desde a regrinha de "use uma peça folgada em cima e uma justa embaixo e vice e versa"  até não exagerar nos acessórios neons durante o dia, tão pouco usar uma meia calça da mesma coisa que uma bolsa de mão. Óbvio. Se você tiver pelo menos um pouquinho de senso ja ia ter sacado a maioria das dicas de ridículo do livro.
  • É um livro REGIONAL. Se você a) mora na França, b) Gosta da França, c)Quer morar na França, o livro é perfeito pra você. Esse não seria um ponto negativo, poderia até ser um motivo de charme e identidade do livro, (talvez essa fosse a intensão da autora) se essa característica não estivesse tão presente no livro. É até meio chato, pois tem uma sessão dedicada a isso. Uma sessão que se você tiver o bom senso de pular não fará nenhuma falta.
  • Forma pseudo-cults. Tem uma parte bem escrota que a autora diz: "Fale para alguém que  que você foi no museu x, ver uma exposição x de um artista desconhecido.  Então você explique que é de uma você é um apreciador de arte contemporânea, sofisticada e que o tal pequeno museu fica em um bairro chique e pequeno, além de mostrar que você foge das massas, mostra que você é um ser cultural, e possui um gosto artístico apurado. Nem precisa ter ido de verdade" juro que eu não sabia se ria ou se chorava. É claro que chorei.


Pontos positivos:
  •  A Parisiense, apesar de ter um estilo sem sal, possui um. Ela é meio boring na grande maioria das vezes, mas as dicas que ela dá são certeiras (e óbvias como já disse). Se você é basicona, tem um certo medo de errar nas composições e tem uma casaco de cashmere azul-marinho, irá gostar desse livro.  Além de que, acredito que esse livro é pra quem entende 0% de moda e quer se iniciar no universo.
  • O livro é lindo. O cuidado estético dele é maravilhoso. Todos os  acabamentos, todas as fotos, a diagramação e o papel são magníficos. Juntamente com  a capa compõe um livro muitíssimo bem trabalhado na parte visual. O que justifica o preço salgadinho.
  • É um Guia de Paris. Se você como eu pretende dar uns rolês pela cidade luz algum dia, super indico o livro. Já que ele é repleto de dicas de lugares, lojas secretas e points fora do roteiro turístico.




Bom, você pode ver temos muitos mais pontos negativos do que positivos. O que é uma coisa triste, pois o livro é bem bonito. E a autora tem estofo pra fazer um negócio do caralho, embora por motivos que fogem da minha percepção ela não o fez. :(













Sente a beleza da diagramação: <3

























 A parte que SÓ FALA DE PARIS:





Bom, é isso. Espero que você tenha gostado do post. Embora ele tenha ficado um pouquinho grande, ficou bem legal. Como a muito tempo não tenho feito. hihihi

Beijo pra você que vem sempre aqui, e pra você que é novo!


VAI LÁ NO CANAL DO YOUTUBE DO BLOG! TÔ FAZENDO #VEDA DIARIAMENTE!!!




2 comentários:

  1. Oi flor amei seu blog....esse livro eu nunca li mas parece ser ótimo bjs!!!!!!!!!!
    vivibuterfly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda! obrigada pela visitinha, e o livro visualmente é bem bonito! se você gostar de imagens vale a pena. ha ha ha

      Excluir

Comenta aqui!