quarta-feira, 17 de abril de 2013

Apanhado geral sobre SPFW 2013


Oi! Essa semana vivi a semana de provas da minha escola, quem acompanha o blog sabe que eu não postei nada, mas agora também sabe o motivo. 9 provas, 5 dias, toda a matéria do bimestre. Não foi fácil mas graças aos Deuses já passou. Estou super ansiosa pelas notas.. E durante (ou foi antes?) me aparece o SPFW! Adoro acompanhar desfiles principalmente porque dá pra aprender bastante coisa, se manter nas tendências, e ainda descobrir um monte de coisa legal sobre as marcas/estilista enfim é um dos meios de comunicação da moda. Como eu não pude acompanhar tudo em tempo real /mimimi e não sou expert sobre o assunto, não vou falar sobre CADA parte do evento, só vou falar dos meus desfiles favoritos e das coisas que me chamaram atenção. E além do mais sou uma garotinha dedicada e gosto de dar a minha própria opinião, não de ficar pegando comentários de outros sites para colocar no blog como muitas meninas fazem por aí achando que tão pagando de repórter do evento e que são super pops e sabem analisar bem cada elemento de um desfile, eu só do piteco mesmo, só por diversão...


Então para início de conversação que diablos es SPFW?

- São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil, mais importante da América Latina e a quinta maior semana de moda do mundo - depois das de Paris, Milão, Nova York, Londres.
By Wikipédia
Em outras palavras o São Paulo Feshion Week é um evento que lança muitas marcas - tanto brasileiras como latino americanas - no mercado da moda e vestuário e ainda firma o nosso país como um grande produtor de moda que este é. Taí a mega importância do evento. É basicamente através desse desfile que o Brasil mostra o quê que a baiana tem, ou o que o Brasil tem a contribuir para a moda mundial. Isso também explica a caracterização de todo o desfile, já que ele dá enfase ao verão e a roupas mais quentes, ou seja para o calor, porque nóis somos hots e descolados.



Depois dessa breve explicação vamos aos meus favoritos 



COLCCI

Enton, o desfile da Colcci foi um dos meus favoritos, curti muito a proposta jovem da marca, além de muito inspirador, deu um show como já se esperava, já que trouxeram o Paul (de velosos e furiosos) só para esbanjar sua beleza na passarela. #suspiros O nome da coleção é "Geometric Garden" e visa remeter a recortes geométricos de estampas florais, desenhos com referências islâmicas, listras e transparências, que segundo os idealizadores da marca serão os grandes hits do próximo verão.

A turma da Colcci. #suspiros 


Amei esses vestidinhos, todos com a cinturinha bem marcada por recortes. Destaco as mangas e as saias 
godês que eu adoroooo! Alem de super adaptáveis esses vestidos são versáteis, acredito que teremos muitos desses modelos nas vitrines, aguardem.


 Destaque para a volta das ombreiras e alfaiataria, que são tendências do inverno/outono e pendurarão até o verão. Isso quer dizer que você pode pegar aquelas peças do guarda roupa da sua mãe sem medo de errar.


Eis o vídeo do desfile




R.ROSNER


Não vou falar muito dessa marca, porque o grande enfoque dela é roupas de festa, mas o que me fez coloca-lo aqui foi a proposta da coleção, que se inspirou na "desconstrução do mito do amor romântico" e remeteu a muitas princesas, como Branca de Neve, Cinderela bem como a rainhas más. Sugiro que vocês vejam o vídeo e se deleitem porque é muito bonito e inspirador, aí algumas composições da apresentação.

"As princesas em questão incluíam figuras de contos de fadas, como Cinderela e Branca de Neve, princesas da vida real e outras do imaginário do estilista; como tudo isso foi transcrito para a passarela? “Construí pequenas fábulas, ou aproveitei as que já existiam, ou peguei histórias da vida real, e cada vestido tem uma inspiração em uma princesa. Daí isso se reflete em um bordado, uma forma, ou na estrutura, na cor”, ele explicou. Para o look número 4 (que é aquele branco ali na foto), por exemplo, Rosner imaginou “uma princesa em cujo berço havia muitas traças, e ela foi mordida por elas quando era pequena, então ela comia os próprios vestidos. A gente trabalhou com esse bordado que é todo vazado, como se ela estivesse comendo o vestido; a ideia é essa”" Sente só a brisa desse gênio do estilista Rodrigo Rosner. Simplesmente adorei esse desfile.


~ le vídeo  ~






FH POR FAUSE HATEN



Esse desfile, sem sombra de dúvidas foi o meu predileto! 
Tinha tudo para ser o melhor desfile, o melhores cast de modelos, os melhores modelitos e muita criatividade por parte do senhor Fause Haten, estilista idealizador do desfile. As modelos eram marionetes, super charmosas - e famosas também pfvr - como Gisele Bünchen, Kate Moss e a atriz Julianne Moor, que faziam poses e gracejos para os fotógrafos que piraram com o desfile - quem não piraria?- a coleção/desfile tinha como tema ”O Maravilhoso Mundo do Dr. F” sobre o tema Fause falou “Qual o tema da coleção? Não tem tema, você é que escolhe. Uma pessoa pode falar isso, e outra falar aquilo. Eu acredito que hoje em dia não é mais o estilista que define, é o consumidor. Então se você viu fantasia, é fantasia, se você viu teatro, é teatro”. No final do desfile as cortinhas caíram e todos os modelos apresentados durante o desfile apareceram em tamanho real para delírio do mundo.




e por ultimo...


NEON

A marca apresentou um desfile com bastantes tendências étinicas, maios, pantalonas e cores vibrantes, reafirmando o estilo da marca em seu aniversário de 10 anos. Eu particularmente curti muito, porque foi um desfile bem diferente e colorido. Foi divertido e inspirador. Não sou expert,  ressalto novamente, mas foi um desfile que me chamou muito a atenção.




Aprendemos com o desfile da Neon que cores cítricas, bem como alguns tons de pastel estarão em alta no próximo verão e que recortes bem definidos poderão ser utilizados tanto para definir o corpo quanto para esconde-lo.

Ps: O objetivo desses posts é descomplicar a moda, e torna-la  mais acessível. Bem como adiantar um pouco do que estará - de forma adaptada - nas vitrines no próximo verão. Adiantando assim futuras tendências. É esse inclusive é o papel do desfile, e não ditar moda como muitos acham. Desfiles servem como inspiração, servem como uma forma de dar asas a criatividade e mostrar ao mundo o que de melhor no setor da moda nosso país tem a apresentar, o que não é uma exclusividade do SPFW, mas de todos desfiles de grande magnitude que ocorrem no país, como por exemplo o Fashion Rio. Faço minhas as palavras de Fause, "quem dita a moda são os consumidores" os estilistas apenas indicam todos os possíveis caminhos a se seguir.



Espero que tenham gostado desse post escandalosamente atrasado, todas as imagens, assim como bases para a escrita dos posts foi tirada do site FFW que é uma baita referência no campo da moda. :)


Beijo grande!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aqui!